Home Casamentos
News
ORIENTAÇÕES PARA CASAMENTO RELIGIOSO PDF Imprimir E-mail

 

TERMO DE COMPROMISSO DE CASAMENTO

 

Visando a um atendimento acessível a todos e considerando as regras propostas para realização do Matrimônio na Arquidiocese de Belo Horizonte, para o bom andamento das celebrações matrimoniais do ponto de vista pastoral e sacramental, fazemos conhecer as seguintes normas, das quais só sairemos diante de casos comprovadamente especiais, a serem oportunamente apreciados pelos responsáveis pela Paróquia.

 

1.      MARCAÇÃO DA DATA DO CASAMENTO

 

 

2.     ENTREGA DOS DOCUMENTOS (PARA CASAIS CUJO UM DOS NOIVOS RESIDE NA PARÓQUIA)

 

Ø  Certidão de Batismo;

Ø  Carteira de Identidade dos noivos; (não serve CNH)

Ø  Comprovante de endereço em nome dos noivos ou dos pais (em caso de não ter, fazer declaração de residência, assinar e autenticar em  cartório). 

Ø  Certidão de Casamento Civil;

Ø  Certificado de Encontro de Noivos.

3.     Casais não residentes na Paróquia deverão seguir as instruções da paróquia de um deles para apresentação dos documentos, entrevista com o padre e autorização da Cúria, quando for o caso. O processo completo deverá ser entregue nesta secretaria até 60 dias antes da data do casamento, juntamente com o pagamento da taxa complementar.

 

4.     A Paróquia oferece os seguintes horários para a celebração do Matrimônio:

·       SÁBADOS às 17 ou 21 horas.

Não há exceções, a não ser aquelas autorizadas pelos padres responsáveis.

 

5.     Só receberemos a documentação mediante o pagamento do restante da taxa, exceto para processos elaborados em outra paróquia, quando os noivos realizarão este pagamento na sua paróquia de origem.

 

6.     Após a entrega da documentação os noivos deverão marcar a entrevista com o padre. Os horários para entrevista serão às terças-feiras às 14 horas e nas quintas-feiras às 08h: 30m.

 

 

7.     Todos os serviços contratados pelos noivos só serão permitidos se de acordo com as normas aqui estabelecidas. Não haverá exceções, a não ser por razões suficientemente válidas do ponto de vista pastoral, seguindo critérios a serem julgados pelos padres.

 

 

A ORNAMENTAÇÃO

Será permitido a ornamentação somente do presbitério (altar), sem velas, luminárias nem arranjos florais no banco. Os arranjos sejam dispostos de modo a não dificultar a visão e a movimentação dos ministros e no corredor apenas a passadeira(tapete).

 

8.     É estritamente proibido jogar arroz, papel picado ou pétalas de flores nas dependências internas e externas da igreja (interior do templo e pátio).

 

9.     Fica a Pastoral Familiar, responsável  para ajudar o assistente eclesiástico e os noivos,  esta equipe é responsável por todo o roteiro da cerimônia: entrada e saída dos padrinhos, pais, damas, pajens e noivos da igreja conforme combinado, dispensando-se a participação das chamada “firmas de cerimonial”.

 

10. Serão permitidos até 05 (cinco) casais de padrinhos para cada noivo e todos deverão chegar 10 minutos antes da celebração para assinar o processo, pois somente aos nubentes e ao celebrante é permitido assinar o mesmo durante a cerimônia.

 

11.  Será permitido o número máximo de 05 (cinco) crianças, podendo ser distribuídas entre, florista, casal de porta-aliança, casal de noivinhos (pajens) e porta-Bíblia. As floristas não poderão jogar flores no chão.

 

12. Haverão no máxima (2)duas entradas: Noivos/padrinhos/crianças e Noiva.

 

13. Em hipótese alguma não serão admitidos atrasos dos noivos para o início da celebração. Fique assegurado que ao assistente eclesial compete a decisão de reduzir o tempo ou não realizar a cerimônia.

 

 

FILMAGEM E FOTOGRAFIA

14. Aos Profissionais ou amadores da área de fotografia e filmagem, não será permitido que interfiram no andamento da celebração, desviando a atenção da assembléia. Estejam conscientes de que é um sacramento da igreja e primeiramente um acontecimento de salvação, e não apenas um evento a ser registrado. Durante toda a liturgia da Palavra, incluindo a homilia, não se exerça nenhuma atividade de fotografia ou filmagem, a não ser que a câmara seja fixa e só desta forma, para que os noivos possam ouvir e acompanhar a homilia. 

 

15. Não será permitido o trânsito excessivo de fotógrafos e filmadores durante a celebração. A Paróquia facilitará para que sejam fotografados e filmados os momentos principais da celebração. Ficam proibidos aos fotógrafos, filmadores e ornamentadores subir ou colocar objetos de filmagem no presbitério, altar, credência, ambão ou base, laterais ou parte superior do sacrário.

 

 

MÚSICA

16. A Paróquia dispõe de CDs próprios para a ocasião, contudo há liberalidade para que os noivos escolham. Pode-se usar música clássica ou sacra. Não serão aceitas músicas seculares, temas de filmes e novelas ou de caráter que não esteja de acordo com os padrões santos do sacramento. Os noivos poderão contratar músicos por sua conta para tocar ao vivo, desde que envie com antecedência o nome da musica.

 

 

17. Os noivos que forem receber os cumprimentos na igreja deverão se dirigir ao pátio, para facilitar o fechamento das dependências do templo e não deverão prolongar o tempo em que permanecerão lá. Não será permitido o retorno dos noivos para dentro da Igreja após a celebração do casamento para filmagem ou fotos. É estritamente proibido jogar arroz, papel picado ou qualquer outra coisa sobre os noivos para saudá-los.

 

18. É permitido a presença de outro padre ou diácono para realizar a celebração, desde que comunicado por escrito e com antecedência o nome, diocese ou congregação, paróquia ou área de atuação e assinatura do mesmo, para a devida autorização.

 

19. A Paróquia em nenhum momento se responsabilizará por fatores externos que vierem a ocorrer no horário do casamento, tais como falta de energia elétrica, acidentes provocados catástrofes da natureza ou qualquer outro incidente impossível de se prever anteriormente.

 

20. Não nos responsabilizaremos por quaisquer contratações feitas antes ao conhecimento destas normas em hipótese alguma.

 
Copyright © 2017 Paroquia Nossa Senhora da Neves. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
 

Twitter